>Ler e enviar e-mails de qualquer conta pelo gmail

>Especial para o G1*

Este é o link: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/tira-duvidas-leia-e-mails-de-todas-contas-usando-apenas-o-gmail.html

Tira-dúvidas: leia e-mails de todas as contas usando apenas o Gmail
Serviço permite enviar e receber mensagens do Yahoo!, Hotmail e outros.
Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários.
Ronaldo Prass

Se você tem diversas contas de e-mail, não precisa ficar abrindo várias caixas, lembrando de vários usuários e senhas para manter a leitura dos seus e-mails em dia. O Tira-Dúvidas vai ensinar, nesta e nas próximas colunas, como fazer isso com os principais serviços de e-mail gratuito disponíveis na rede, como Gmail, Yahoo! Mail e Hotmail.

A interface amigável do Gmail, a capacidade de armazenamento e o limite generoso de tamanho de arquivos anexados atrai milhões de usuários para a conta. Junto a isso, o Gmail agrega o serviço de bate-papo, inclusive por voz e vídeo, além de outras funcionalidades e praticidades que tornam o servidor atrativo.

Mas a ideia nesta coluna é explorar outra funcionalidade do serviço de e-mail do Google: o Gmail oferece aos seus usuários a possibilidade de adicionar contas de outros servidores, funcionando como um cliente de e-mail. A dica é útil para você simplificar o seu dia a dia ou se você gosta da interface do Gmail, mas não quer abrir mão do endereço de outro servidor. Ao enviar uma mensagem através do navegador, você pode escolher com qual nome de usuário enviar.

Além disso, também é possível configurar o Gmail para receber as mensagens enviadas para outra conta sua, como Yahoo!, Hotmail ou da empresa. As configurações são simples. Vamos ver como faz?

Aqui, vamos testar as configurações usando uma conta fictícia. De qualquer forma, você precisará ter uma conta ativa no Gmail.

Enviando mensagens com remetente de outro servidor

Entre na sua conta do Gmail e clique em “configurações”, localizado no canto superior direito da página.

Configurações da conta do Gmail. (Foto: Reprodução)Logo após, aparecerão várias opções. Clique em “contas e importação”.

Contas e importação. (Foto: Reprodução)

Na página aparecem várias opções. Localize o submenu “Enviar e-mail como:” e clique no botão “Enviar e-mail de outro endereço”.

Envia e-mail de outro servidor. (Foto: Reprodução)Ao clicar, aparecerá outra janela, em que você irá determinar o nome que deseja que apareça quando você utilizar este remetente para envio de e-mail. No campo abaixo, você irá digitar o endereço completo da conta a ser usada como remetente. É importante que você tenha certeza de que o endereço que irá digitar está correto. Feito isso, clique em “Próxima etapa”.

Próxima configuração. (Foto: Reprodução)Uma nova tela irá aparecer, pedindo que você confirme os dados. Para prosseguir, o Gmail informa que é necessário confirmar se esta conta que você está adicionando é realmente sua. Clique em “Enviar Confirmação” e, então, será enviada uma mensagem para este endereço de e-mail, gerando um código.

E-mail de confirmação. (Foto: Reprodução)Abra a conta de e-mail que você está adicionando como remetente no Gmail. Nesta conta, deverá ter recebido uma mensagem do Gmail Equipe com o pedido de confirmação. Na mensagem haverá um código secreto.

Enviando a confirmação. (Foto: Reprodução)De volta às configurações de remetente no Gmail, digite o código de confirmação na janela que surgiu após você ter clicado em “Enviar confirmação” na etapa anterior. Agora, clique em “Confirmar” e pronto.

Digitando a confirmação. (Foto: Reprodução)Ao enviar um e-mail pelo Gmail, na interface de redação da mensagem, você verá que a opção “De:” terá um menu com as contas configuradas no Gmail. Basta escolher qual destinatário deseja usar na mensagem, redigi-la e enviá-la ao seu contato normalmente.

Remetentes de e-mail. (Foto: Reprodução)Recebendo mensagem enviadas para outras contas no Gmail

Até aqui configuramos o Gmail apenas para enviar e-mail com outros remetentes. Para reunir no Gmail mensagens enviadas para outra conta, será necessário fazer uma outra configuração, que também é simples. Vamos a ela?

Novamente, entre na sua conta do Gmail e clique em “configurações”, localizado no canto superior direito da página.Configurações da conta do Gmail. (Foto: Reprodução)

Logo após, aparecerão várias opções. Clique em “Encaminhamento e POP/IMAP”.

Conta Imap. (Foto: Reprodução)Na página, localize o submenu “Baixar pelo POP” e selecione a opção “Ativar POP para todos os e-mails”. Salve as alterações.

Ativar POP. (Foto: Reprodução)Agora, no menu superior, clique em “Contas e Importação”. Na página, que é a mesma do passo inicial desta dica, localize a opção “Verificar e-mail usando POP3:” e clique sobre o botão “Adicionar POP3 na conta de e-mail”.

Adicionando conta de e-mail. (Foto: Reprodução)Você deverá preencher o endereço completo da conta de e-mail cujas mensagens deseja importar para o Gmail. Feito isso, clique em “Próxima etapa”. A tela que aparece é a seguinte:

Adicionando conta. (Foto: Reprodução)Agora, você deve preencher o nome de usuário completo de usuário e a senha da conta que será importada para o Gmail. Perceba que o Gmail já oferece algumas configurações de servidor POP e porta. Deixe-as sugestões como se apresentarem na sua configuração. Abaixo, existem caixas de seleção, com algumas opções a serem marcadas. Se você deseja que as mensagens sejam mantidas no servidor original, clique sobre a opção “Deixe uma cópia da mensagem recuperada no servidor”. Aconselhamos marcar também a opção “Usar sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mail”. Marcando a terceira caixa de seleção, “Marcar as mensagens recebidas”, os e-mails que chegarem à sua caixa do Gmail serão marcados com uma etiqueta da conta que foi importada. Por último, aconselhamos a deixar a quarta caixa de seleção desmarcada, já que a ideia é que as mensagens sejam mescladas na caixa de entrada do Gmail. Finalmente, clique em “Adicionar Conta”. Feito isso, o Gmail irá importar as mensagens enviadas para outro servidor e você poderá ler todas em uma caixa apenas.

Observação: ao finalizar o procedimento, o Gmail irá perguntar se você deseja também usar o endereço importado como remetente. Você pode aceitar esta opção se estiver importando outra conta de e-mail, diferente da que mostramos no início desta dica. Caso seja a mesma conta, será indiferente, uma vez que já configuramos o Gmail para essa finalidade.

* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Anúncios
Esse post foi publicado em e-mail, gmail, hotmail. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s